quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Ninguém bate Silvio Santos no fim de noite de domingo

Posted by @chrmuller | quarta-feira, fevereiro 26, 2014
"The Ultimate Fighter". "Revenge". "Domingo Maior". "Junto e Misturado". "Sai de Baixo". "Big Brother Brasil". Todos eles foram vítimas de Silvio Santos.

Há muitos anos o tradicional dominical do SBT não conseguia vencer a Rede Globo. Líder absoluto entre 1966 e 1989 e vice-líder desde então, Silvio emplacava a liderança em horários pontuais, principalmente com o clássico "Show de Calouros", as câmeras escondidas do "Topa Tudo por Dinheiro" e as perguntas do "Show do Milhão".

Foi, justamente, para combater as peripécias de Ivo Holanda, Gibe e Ruth Romcy, que a Globo lançou o humorístico "Sai de Baixo", que atingiu em cheio o gosto do público. O SBT, na época, reagiu esticando o "Topa Tudo" até o começo da madrugada.

Mas foi com as edições da "Casa dos Artistas" que Silvio Santos varreu de vez a concorrência global, atingindo os picos históricos que até hoje são os recordes de audiência de sua emissora.

Desde então, Globo e SBT viram o confronto de domingo à noite mudar muito. Inicialmente, era Milton Neves com o "Terceiro Tempo" que elevava a audiência da Record. Depois, a mesma Record apresentou outra arma, o "Domingo Espetacular". A RedeTV! lançou o explosivo "Pânico na TV" que, atirando para todos os lados, causou uma grande divisão na audiência.

Com a saída de Gugu e dos filmes das noites do SBT, Silvio voltou a enfrentar esses graúdos concorrentes. Sua audiência é estável, mas ganha muito corpo na hora final. É nessa hora que ele usa a sua arma, a boa e velha câmera escondida. Aquela mesma, que serviu para derrubar a Globo no início dos anos 90, prova que ainda tem muito fôlego.

A Globo, sem contar com o "Sai de Baixo", com a audiência do "Fantástico" diminuída desde o surgimento do jornalístico equivalente da Record, não tem o mesmo poder de fogo de tempos anteriores. Feliz com o bom resultado das reprises das velhas pegadinhas, o SBT passou a gravar novas, nascendo, daí, o enorme sucesso da "Menina Fantasma no Elevador", que conquistou diversos prêmios na internet por ter se tornado um vídeo viral tão bem-sucedido quanto inesperado.

Apenas "Sai de Baixo", com episódios inéditos especiais, foi capaz de vencer as brincadeiras do "Programa Silvio Santos", assim como na década de 1990. Provavelmente, a própria reprise dos episódios antigos, neste horário, poderia ser uma real ameaça ao reinado de Silvio na última hora do fim de semana. Mas a Globo, como sabemos, não é afeita a reprises de produções antigas. E nem fará novos episódios desta série.

Silvio Santos agradece.

Por Hamilton Kenji
Na Telinha
        
Reações:

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube