domingo, 17 de abril de 2011

"Roque Santeiro", será reprisada no Canal Viva.

Posted by Rapha Geraci | domingo, abril 17, 2011

O Hit dos anos 80, Roque Santeiro será reprisada pelo Viva, apartir do dia 18/04 substituindo outro sucesso,Vale Tudo. Roque Santeiro foi exibida originalmente em 1985, e atingiu uma marca histórica de audiência: 100% das televisões no Brasil, ligadas na novela.
As pessoas de mais idade (15 anos pra cima) que me respondam: Quem não se lembra da gargalhada de Viúva Porcina? E do balançar das pulseiras do Sinhozinho Malta? Inesquecível!
A história gira entorno do Triângulo Amoroso de Porcina, vivida por Regina Duarte, Sinhozinho Malta, vivido por Lima Duarte e Roque Santeiro, interpretado por José Wilker.
Vale lembrar, que Regina Duarte, na época, lutou pelo papel de Porcina para se livrar do título de "Namoradinha do Brasil", e que a novela de Aguinaldo Silva e Dias Gomes.
Outro ponto a se deixar claro, já que é é o assunto do momento, Roque Santeiro foi censurada pela Ditadura Militar em 1975, com 30 capítulos prontos e chamadas de sua exibição. No dia da estréia, a rede Globo recebeu um ofício do Governo Federal, censurando a telenovela. Logo, a Globo colocou no ar, a reprise de Selva de Pedra, outro grande sucesso de Janete Clair, enquanto outra, Pecado Capital -também de Janete- era escrita. O motivo da censura foi uma escuta telefônica do aoutro da primeira versão, Dias Gomes, que dizia que "Roque Santeiro", era uma forma de enganar os militares, adaptando "O Berço do Herói" para a Televisão, fazendo mudanças que os militares não perceberiam.
Já no governo Sarney, a novela foi liberada, e em respeito aos atores da trama original, todos foram convidados. Francisco Cuouco e Betty Faria recusaram os papéis de Roque e Porcina. Elizângela que foi Tânia em 75, agora interpretaria Marilda, Milton Gonçalves que viveu o Padre Hipólito em 75, foi o promotor Lourival Prata. Lutero Luiz, o prefeito de 75, viveu o Dr.Cazuza.
Roque Santeiro, foi a primeira novela de Patrícia Pillar, Maurício Mattar e Cláudia Raia. Na época, Roque Santeiro ganhou 9 prêmios:
- Melhor Novela
- Melhor Atriz: Cláudia Raia
- Melhor Ator: Lima Duarte
- Revelação Feminina: Cláudia Raia
- Melhor Texto de Novela: Dias Gomes e Aguinaldo Silva
- Melhor Novela, pela segunda vez só que no Troféu Imprensa
- Melhor Ator: Lima Duarte, novamente no Troféu Impresna
- Melhor Atriz: Regina Duarte
- Revelação do Ano: Cláudia Raia ( Empate com Tetê Espíndola)
É realmente um sucesso! Então não perca, apartir do dia 18/04, às 00:45 com reprise às 12:00, "Roque Santeiro", no Viva!


Por Raphael Geraci/ Fonte: Wikipédia| Ig- Gente, Tv e Novelas.

Reações:

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube